Home    ›    Blog    ›    Dermatologia Clínica    ›    Dermatologista em Florianópolis: quando visitar e como se preparar para a consulta
Blog

Dermatologista em Florianópolis: quando visitar e como se preparar para a consulta

Dermatologista
Dermatologista

Você já se perguntou por que certas manchas aparecem na pele? Ou como lidar com a acne persistente que parece não desaparecer? A busca por uma pele saudável e radiante muitas vezes levanta uma série de dúvidas e perguntas. Se você está procurando respostas para essas e outras questões relacionadas à saúde da pele, você está no lugar certo!

Então, se você está curioso(a) sobre como manter sua pele jovem e saudável, como tratar problemas como eczema ou rosácea, ou simplesmente deseja saber mais sobre os cuidados diários que sua pele merece, continue lendo e entenda como um dermatologista atua. 

O que faz um dermatologista?

Um dermatologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, distúrbios e condições relacionadas à pele, cabelo, unhas e mucosas.

Além do tratamento de problemas dermatológicos comuns, como acne e eczema, e até mesmo condições mais complexas, como câncer de pele e doenças autoimunes da pele, o dermatologista também está envolvido em procedimentos dermatológicos, como remoção de verrugas, tratamentos a laser para rejuvenescimento da pele, cirurgias dermatológicas para remoção de tumores de pele e outros procedimentos cosméticos e terapêuticos.

Quando devo procurar um dermatologista?

Aqui na Clínica Scipioni os dermatologistas seguem uma rotina de consulta dermatológica que tem por objetivo:

  1. Examinar, diagnosticar e conduzir ou indicar o tratamento de alterações na sua pele, cabelo, unhas ou mucosas que estejam lhe  preocupando ou incomodando 
  2. ou simplesmente para um check up anual e planejamento do gerenciamento do envelhecimento da pele, cabelos e unhas. 

Isso inclui as seguintes condições:

Alterações na pele

Mudanças na cor, textura ou aparência da pele, como manchas, pintas, lesões, erupções cutâneas persistentes ou inchaços incomuns.

Doenças de pele agudas ou crônicas

Problemas de pele como acne persistente, eczema, psoríase, rosácea, líquen, dermatites, que não respondem aos tratamentos convencionais ou que não foram adequadamente tratadas ou diagnosticadas.

Problemas no couro cabeludo e queda de cabelo

Queda de cabelo excessiva, alterações na textura ou no crescimento do cabelo, e problemas no couro cabeludo, como coceira persistente ou descamação.

Infecções de pele

Infecções de pele, como fungos, bactérias ou vírus, que não melhoram com tratamentos caseiros.

Alterações nas unhas

Unhas quebradiças, descoloridas, com manchas ou com alterações na forma.

Suspeita de câncer de pele

Sinais de câncer de pele, como alterações em pintas existentes, novas pintas que aparecem, úlceras que não cicatrizam, ou manchas que mudam de cor, tamanho ou forma.

Exames de rotina

Além disso, é recomendável fazer consultas regulares com um dermatologista para exames de pele de rotina, especialmente se você tiver histórico pessoal ou familiar de doenças de pele, câncer de pele ou outras condições dermatológicas. 

O dermatologista pode ajudar a identificar problemas precocemente, fornecer tratamentos eficazes e orientações sobre cuidados com a pele para manter a saúde e a beleza da sua pele a longo prazo.

Gerenciamento do envelhecimento 

Tem sido cada vez mais frequente pacientes de diversas idades frequentarem os consultórios dermatológicos para fazer um planejamento para envelhecer bem.

Neste momento, o que fazemos é abordar o estilo de vida de cada paciente, alimentação, exposição solar, atividade física, doenças, medicamentos e também características genéticas que possam afetar durante o envelhecimento como histórico de câncer de pele na família, calvície, olheiras, hipomentonismo, má oclusão dentária, bruxismo entre outros.

Após essa abordagem traçamos um planejamento antecipando e tratando condições desfavoráveis e mantendo ou melhorando as favoráveis.

Como escolher um bom dermatologista?

Escolher um bom dermatologista pode fazer toda a diferença no cuidado da saúde da sua pele, cabelo e unhas. Confira algumas dicas para ajudar na escolha:

Reputação e credibilidade

Pesquise a reputação do dermatologista, verificando suas credenciais, formação acadêmica, experiência profissional e se ele é membro de associações dermatológicas reconhecidas.

Indicações e referências

Peça indicações a amigos, familiares ou médicos de confiança. As recomendações pessoais podem ser valiosas para encontrar um dermatologista confiável.

Especialização e áreas de interesse

Verifique se o dermatologista tem experiência e especialização nas áreas que você precisa, como dermatologia clínica, estética, cirúrgica ou tratamentos específicos.

Consultas iniciais

Agende consultas iniciais para conhecer o dermatologista, discutir suas preocupações, avaliar a comunicação e a abordagem do profissional, e decidir se você se sente confortável e confiante com ele.

Tecnologia e instalações

Verifique se o consultório do dermatologista possui tecnologia moderna, instalações adequadas e padrões de higiene e segurança.

Feedback de pacientes

Procure por avaliações e feedback de outros pacientes sobre a experiência deles com o dermatologista. Isso pode fornecer insights úteis sobre a qualidade do atendimento.

Disponibilidade e acesso

Considere a disponibilidade do dermatologista para consultas, horários de atendimento, facilidade de acesso ao consultório e opções de contato em caso de emergências ou dúvidas.

Ao considerar esses aspectos e fazer uma avaliação criteriosa, você poderá escolher um bom dermatologista que atenda às suas necessidades e proporcione um cuidado eficaz e confiável para a saúde da sua pele, cabelo e unhas.

Dermatologista trata queda de cabelo?

Os dermatologistas são especialistas em diagnosticar a causa da queda de cabelo por meio de exames clínicos, análise do histórico médico do paciente, exames laboratoriais e, em alguns casos, biópsias do couro cabeludo. 

Com base no diagnóstico, eles podem recomendar tratamentos específicos para controlar ou reverter a queda de cabelo.

Quais problemas de pele um dermatologista trata?

Um dermatologista trata uma ampla variedade de problemas de pele, incluindo:

  • Acne.
  • Eczema.
  • Psoríase.
  • Rosácea.
  • Dermatite.
  • Micose.
  • Vitiligo.
  • Hiperpigmentação.
  • Melasma.
  • Queimaduras.
  • Dermatite de contato.
  • Infecções cutâneas.
  • Câncer de pele (melanoma, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular).
  • Cicatrizes e marcas de pele.
  • Lesões de pele (pintas, verrugas, ceratose seborreica).
  • Queda de cabelo (alopecia).
  • Unhas frágeis ou com alterações.
  • Hidradenite supurativa.
  • Dermatose bolhosa.
  • Urticária.

Esses são apenas alguns exemplos, e um dermatologista também pode lidar com outras condições dermatológicas e realizar procedimentos estéticos e cirúrgicos relacionados à pele, cabelo e unhas.

Qual a diferença entre dermatologista e de outras especialidades como biomédico, dentista ou esteticista?

Um dermatologista é um médico especializado que faz 6 anos de faculdade de medicina, de 1 a 2 anos de especialização em clínica médica e mais pelo menos 2 anos de especialização em dermatologia. 

Ou seja, ao todo, são pelo menos 10 anos entre graduação e pós-graduação. Depois disso, um dermatologista ainda precisa realizar uma prova da Sociedade Brasileira de Dermatologia e, somente se passar essa prova, receberá o título de especialista em dermatologia. 

Todos os dermatologistas com título de especialista possuem, além do número do CRM, um número chamado RQE, que certifica que esse médico é especialista em dermatologia. 

Assim, o dermatologista é altamente capacitado para diagnosticar e tratar doenças de pele, cabelo e unhas, além de conduzir qualquer tratamento estético com segurança e eficácia.

Como é uma consulta com um dermatologista?

Uma consulta com um dermatologista é semelhante a uma visita médica comum. Você explicará seus sintomas ou preocupações, e o dermatologista realizará um exame completo de sua pele, cabelo, couro cabeludo e unhas. 

Em seguida, ele discutirá com você o diagnóstico e as possíveis opções de tratamento. É uma conversa direta e informativa sobre a saúde da sua pele.

Dermatologista pode remover tatuagens?

Sim, dermatologistas podem remover tatuagens usando métodos como laser, cirurgia, dermabrasão e peeling químico.

Como preparar a pele para uma consulta com dermatologista?

Para preparar uma pele para uma consulta com o dermatologista, é importante que a pele esteja limpa e sem maquiagem. Além disso, o cabelo deve preferencialmente não ter sido lavado nas últimas 48 horas, e as unhas devem estar sem esmalte. 

Dermatologista trata rosácea?

Sim, os dermatologistas são especialistas no tratamento da rosácea. Eles podem ajudar a diagnosticar a condição e oferecer opções de tratamento, que podem incluir medicamentos tópicos, medicamentos orais, terapias a laser e aconselhamento sobre cuidados com a pele para controlar os sintomas e melhorar a aparência da pele.

Dermatologista pode tratar manchas na pele?

Sim, dermatologistas podem tratar manchas na pele, incluindo manchas hiperpigmentadas (manchas escuras) e manchas hipopigmentadas (manchas claras). 

O tratamento das manchas na pele pode envolver o uso de cremes clareadores, terapias a laser, peelings químicos, entre outros procedimentos, dependendo da causa e do tipo de mancha. É importante consultar um dermatologista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para suas manchas na pele.

Dermatologista em Florianópolis na Clínica Scipioni

Você já considerou agendar uma avaliação na Clínica Scipioni em Florianópolis? Nossa clínica oferece uma ampla gama de serviços estéticos e médicos para cuidar da sua saúde e beleza. Com profissionais altamente qualificados e equipamentos modernos, estamos comprometidos em proporcionar resultados satisfatórios para nossos pacientes.

Se você está procurando melhorar sua pele, tratar rugas, cicatrizes ou outras preocupações estéticas, nossa equipe está aqui para ajudar. Agende sua avaliação conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.

Esperamos recebê-lo em breve na Clínica Scipioni!

Clínica especializada em Cirurgia Plástica e Dermatologia

Sua autoestima renovada!

Cadastre-se e receba com exclusividade
conteúdos e dicas para cuidar da beleza e saúde